Pedro Transfer. Tecnologia do Blogger.

Ultimas postagens

batman o cavaleiro das trevas

Nenhum comentário


A História:


Batman foi criado em 1939 pelo roteirista Bill Finger e pelo desenhista Bob Kane em Detective Comics #27, na história "The Case of the Chemical Syndicate". Foi pensado originalmente para ter histórias policialescaspulp e acabou se tornando um símbolo dos vigilantes super-heróicos. 

Esta página reúne 20 momentos importantes do personagem em todas as mídias. Clique nas imagens para ampliar e nos links para artigos específicos que detalham cada tema.


A Era ouro




A origem de Batman na Era de Ouro foi mostrada pela primeira vez em Detective Comics 27, em maio de 1939. Apenas em Batman #47, de Junho/Julho de 1948, foi mostrada mais detalhadamente. Segundo essas histórias, Bruce Wayne nasceu em 1916, filho do Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha. 

Bruce foi para a Mansão Wayne onde teve uma vida feliz e saudável até os oito anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um ladrão vulgar, quando voltavam para casa, depois de assistir a um filme no cinema. Após o acontecido, Bruce foi criado na Mansão Wayne por seu tio, Philip Wayne.



Bruce jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química,criminologia, artes marciais e ginástica, bem como habilidades teatrais como disfarces, fugas e ventriloquia. Ele sabia, no entanto, que apenas essas habilidades não bastariam.



Pensando nos criminosos como seres supersticiosos e covardes, Bruce pensou que seu disfarce deveria assustá-los, meter-lhes muito medo. Enquanto pensava sobre isso, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman. Inicialmente, o Batman não foi bem aceito pela polícia, mas o "Cruzado de Capa" conseguiu a simpatia dos homens da lei no começo da década de 1940.



Em 1940, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem brutalmente assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin. Também em 1940, Batman tornou-se um dos membros-fundadores da Sociedade da Justiça da América.



Com a introdução do Multiverso da DC Comics na década de 1960, foi descoberto que o Batman da Era de Ouro vivia na Terra 2. Também foi revelado que, em meados da década de 1950, Bruce Wayne fez parceria e se casou com a reformada Mulher-Gato, Selina Kyle. A primeira filha do casal nasceu em 1957 e chamava-se Helena Wayne. As atividades do Batman se reduziram, ficando o Cavaleiro das Trevas semi-aposentado, aparecendo apenas para resolver casos especiais. Após a aposentadoria do Comissário Gordon, Bruce Wayne tomou seu posto como comissário de polícia em Gotham City.



No final dos anos 1970, a vida de Bruce Wayne ficou tumultuada, enquanto ele lidava com a morte de sua esposa Selina. Após a morte de Selina, Bruce aposentou o Batman permanentemente, mas teve que voltar à ativa quando o criminoso Bill Jensen ganhou poderes sobre-humanos de um feiticeiro chamado Frederic Vaux. Jensen e Batman lutaram, enquanto Jensen usava seus poderes para destruir a si mesmo e ao Batman. Bruce Wayne foi enterrado ao lado de sua esposa Selina. Depois que Vaux foi derrotado, Senhor Destino usou seus poderes para apagar 
de todos a lembrança de que Bruce Wayne era o Batman, fazendo com que todos acreditassem que os dois faleceram quase ao mesmo tempo.

Após a mega-saga em 12 capítulos Crise nas Infinitas Terras, essa versão do Batman, bem como toda a memória de sua existência, foi apagada.

Talvez você goste: 



A Era de Prata



Dos anos 1950 aos 1970, vários elementos novos foram adicionados à origem, background e história do Batman. O Batman da Era de Prata apareceu pela primeira vez em meados da década de 1950, com uma origem que era (como revelado em várias Histórias no decorrer do tempo) similar ao do Batman da Era de Ouro. Enquanto as distinções das Eras de Ouro e de Prata são úteis para discutir a evolução do personagem ao longo dos anos, essa evolução foi gradual, e não há uma história específica que diga quando a versão da Era de Ouro deu lugar à da Era de Prata. 

Mesmo assim, o personagem que apareceu próximo ao começo da Era de prata (meados da década de 1950) era diferente em diversos fatores quando comparado ao que ele era no final da Era de Prata (meados dos anos 1980), devido às diversas pequenas revisões e novos diretores durante as publicações das histórias.

Assim como o Batman da Era de Ouro, o Batman da Era de Prata foi criado por seus pais até os oito anos, quando testemunhou o assassinato deles por Joe Chill, sendo então criado por seu mordomo Alfred (em vez de ser criado pelo seu tio). Bruce jurou vingar-se de todos os criminosos, dedicando sua vida a um treinamento rigoroso.

Em algum ponto no começo de seu treinamento, Bruce vestiu uma fantasia similar à do futuro Robin, recebendo, anonimamente, treinamento de um policial de Gotham, Harvey Harris. Ele e seus guardiães também visitaram Smallville (ou Pequenópolis), onde conheceu o jovem super-herói Superboy e trabalhou com ele em diversos casos. Bruce Wayne frequentou a faculdade com o propósito de estudar criminologia e cursos relacionados às leis, mas logo decidiu que ser um oficial de polícia não era o caminho que deveria seguir.

 Depois de se formar, Bruce, enquanto pensava sozinho em seus estudos sobre como lidar com criminosos, vê um morcego voar por sua janela, decidindo criar um uniforme de morcego e adotar o nome "Batman".

Algum tempo depois de começar sua carreira como combatente do crime, Bruce adotou um órfão chamado Dick Grayson, cujos pais haviam sido mortos pelo gângster Boss Zucco, e o treinou como seu parceiro, Robin.

Em Detective Comics #235 (Setembro de 1956), Batman descobriu que o assassinato de seus pais não foi um acidente, mas uma "encomenda" do gângster Lew Moxon. O pai de Bruce usou uma fantasia de morcego para um baile a fantasia, no qual pegou Moxon. Jurando vingança, Moxon contratou Joe Chill para arrumar um assalto que resultasse na morte dos Wayne. Batman encontrou-se com Moxon vestindo a fantasia de seu pai (pois o seu uniforme havia sido rasgado em combate) e Moxon, reconhecendo a roupa, atravessou a rua fora da faixa de pedestres e sem olhar pros lados, assustado, e acabou atropelado por um caminhão, morrendo.

As histórias do Batman no começo da Era de Prata (fim dos 1950 e começo dos 1960) apresentavam grandes quantidades de elementos de ficção científica. A partir de Detective Comics #327, de 1964, Batman retomou sua rotina como detetive, ficando os elementos de ficção científica descartados.

Em 1969, Dick Grayson foi para a faculdade e Bruce mudou-se da Mansão Wayne para a cobertura do prédio da Fundação Wayne, mais próxima do centro da cidade, com a intenção de ficar mais próximo da cidade, sua população e os criminosos. Bruce passou a década de 1970 e o começo da década de 1980 trabalhando sozinho, ocasionalmente juntando-se com Robin e/ouBatgirl. As histórias de Batman também se tornaram mais sombrias e macabras durante esse período, com o Cruzado Encapuzado lidando com crimes cada vez mais violentos, incluindo a primeira aparição (desde a Era de Ouro) do insano Coringa.

No começo dos anos 1980, Bruce Wayne adotou um novo parceiro, após Dick Grayson decidir por começar uma carreira como um novo super-herói, o Asa Noturna. Bruce adotou um jovem,Jason Todd, que tinha uma história muito parecida com a de Dick: era acrobata de um circo cuja família foi morta por um assassino. Jason, então, tornou-se o segundo Robin.

Armamentos do Homem morcego:


Capuz:

Mais do que simplesmente ocultar a identidade de um milionário excêntrico que se veste de morcego todas as noites, o capuz usado por Batman possui outras finalidade muito interessantes. A primeira é ajudá-lo na comunicação com seus parceiros, seja a Oráculo ou a Liga da Justiça, a partir de um comunicador localizado na parte interna da vestimenta, na altura de seus ouvidos.



Esse dispositivo funciona a partir de uma frequência de rádio captada por um pequeno sensor posicionado na ponta de seu chifre, que funciona como uma espécie de antena. Juntamente com ele, há um microfone que aprimora sua audição e que, em algumas situações, pode funcionar como um sonar.
Seus olhos também contam com uma ajuda extra. Em vários momentos de sua historiografia, Wayne utilizou lentes especiais no capuz para fazer com que sua visão fosse além do alcance. Seja com visão noturna, com o sonar magnético de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” ou com a realidade aumentada para atividade forense do game Arkham Asylum, o Homem-Morcego sempre tem um truque reservado para melhorar seu sentido.






Mas como tudo isso se mantém inteiro em meio à pancadaria? Em várias histórias, os roteiristas explicam que sua máscara é feita de uma fibra especial que absorve o impacto dos combates, não danificando os equipamentos eletrônicos instalados.

Uniforme



Eis a parte mais polêmica de todo o bat-traje. Isso porque o personagem alterou seu uniforme diversas vezes ao longo de seus mais de 70 anos de existência, o que significa que características foram adicionadas e removidas à medida que um novo roteirista passava por suas histórias.
É por isso que optamos pela recente adaptação cinematográfica, em que o diretor Christopher Nolan mostra que, para enfrentar criminosos barras-pesadas como os existentes em Gotham City, nada mais justo que utilizar uma combinação de placas Kevlar com uma cota de malha com fibra de titânio. Isso significa que, apesar de um pouco pesado, o herói tem a resistência necessária com a mobilidade exigida para distribuir socos e chutes — além de conseguir fazer baliza no Batmóvel quando for preciso.


Luvas, botas e capa

 
Eis dois acessórios que, à primeira vista, parecem detalhes meramente estéticos. Por que usar uma capa se não voa ou uma luva se ele não faz nada além de socar palhaços e pinguins? A resposta é bem mais óbvia do que parece.


Como os últimos filmes nos explicaram, a icônica capa também ajuda o herói a planar pelos céus de Gotham, criando uma entrada em cena muito mais assustadora e impactante no caso de você ser um bandido. Para isso, o tecido utilizado nas “asas” utiliza uma propriedade especial que faz com que elas se enrijeçam ao receber um impulso elétrico originado das luvas do personagem.
Além disso, suas mãos também guardam outros acessórios muito úteis, como um pequeno computador de pulso — um super-smartphone, se preferir — que permite que ele acesse dados da Bat-caverna, além de controlar seu carro remotamente.
Por fim, temos suas botas. Embora pareçam ser apenas um calçado
normal, elas também têm seus segredos — afinal, estamos falando do Batman! Elas são revestidas de ferro em determinadas partes, oferecendo mais potência aos seus chutes. Há também um dispositivo em seu calcanhar que emite sons em frequências altíssimas e atraem morcegos onde quer que o herói esteja — o que é uma ajuda e tanto na hora de atordoar o inimigo.


Cinto de utilidades







O mais famoso acessório do Homem-Morcego é também seu maior segredo. Ao longo da famigerada série dos anos 60, o herói tirava todo tipo de equipamento de seu famigerado cinto de utilidades, indo desde cartões de crédito a sprays contra tubarões. Quem não se lembra da icônica pergunta: “Batman, de onde foi que você tirou esse escudo”?




Além disso, ele também possui uma arma especial que se prende ao cinto por meio de magnetismo. No entanto, como o herói se comprometeu a nunca matar um oponente, a pistola não é letal e possui várias finalidades de acordo com a situação, já que ela foi desenvolvida de modo que o Cavaleiro das Trevas pudesse adaptar sua utilização de acordo com sua necessidade.
Com isso, ela pode tanto arremessar cabos de aço para que o personagem escale prédios quanto disparar descargas elétricas ou granadas criogênicas para congelar seus inimigos. Como dito anteriormente, o Batman é conhecido exatamente por saber lidar com diferentes tipos de situações e lidar com elas com facilidade.

Um herói de muitas faces

É claro que o traje descrito aqui pode ser visto como o “pretinho básico” do Homem-Morcego, aquele com o qual ele sai todas as noites para vigiar Gotham. Contudo, para enfrentar vilões que vão desde um palhaço assassino como o Coringa a uma ameaça intergaláctica como Darkseid, Bruce Wayne precisa se valer muito de seus poderes: o intelecto avançado, o duro treinamento com a Liga das Sombras, o dinheiro praticamente infinito e, é claro, a sagrada ajuda dos roteiristas da DC Comics.

Alguns produtos


 
Postagem mais recente Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

Postar um comentário